Quadrilha Arraiá do Fole Baixo - Nossa História

by - quarta-feira, maio 10, 2017



O que começou com uma brincadeira de amigos se transformou, na atualidade, no maior e mais tradicional evento de cultura popular da sede do município de Tucano – o Arraiá do Fole Baixo.

Comemorar o dia do santo católico São João e os resultados do plantio e colheitas do mês de Junho sempre foi algo presente na cultura nordestina e tucanense. Antes mesmo da realização do Arraiá das Águas Quentes, os moradores e comunidades tinham um jeito próprio de celebrar essa data com danças, espetáculos, fogos, orações e comidas regionais.

Em 2003, o animador Edmilson Lima, conhecido popularmente como Pita, convidou os jovens da comunidade para realizar algumas brincadeiras juninas durante o dia, na travessa Maria Rita, hoje rua Monteiro Lobato, e à noite apresentarem a Quadrilha Junina. Nascia assim a primeira edição do Arraiá do Fole Baixo, que contou ainda com a apresentação de um grupo de música junina que se apresentou em cima do reboque de um trator. De lá para cá a festividade cresceu; ganhou maior participação dos moradores através da parceria firmada com a Associação dos Moradores do Bairro José Santana – AMBAJOS; com moradores e comerciantes de Tucano. A participação do poder público municipal tem sido, ultimamente, uma incógnita.


Café comunitário, missa comunitária, galinha gorda, casamento caipira, corrida de saco, corrida com ovo na colher, bingos, queima de fogueira, encontro de amigos, quebra-pote, pau de sebo, apresentação de quadrilha junina, comercialização de comidas e bebidas típicas são algumas das atividades que fazem parte do Arraiá do Fole Baixo.
  



Para 2016, o grupo prometeu uma grande surpresa. Os ensaios já estavam acontecendo a todo vapor e a comissão organizadora já está em campo para convidar os moradores; firmar a parceria de promover muita alegria e manter vivo o espírito junino, e marcar um golaço em prol da cultura popular.

Neste ano de 2017 as festividades acontecerão no dia 17/06/2016. E a comissão Organizadora espera contar com a colaboração, participação e animação da comunidade de Tucano para mantermos acesas as chamas da cultura popular através das festividades juninas.

Fonte: Associação dos Moradores do Bairro José Santana - AMBAJOS



 

You May Also Like

0 comments