Como tudo começou

by - quarta-feira, dezembro 27, 2017

Escolinha de Futebol Novos Talentos - Como tudo começou

Eu, Edmilson de Souza Lima, conhecido popularmente por Pita, fui atleta da Seleção de Tucano por vários anos, também atuei pela Seleção de Euclides da Cunha no ano de 1997, disputei vários Campeonatos Municipais em nossa região (Ribeira do Pomba, Euclides da Cunha, Quijingue, Jeremoabo, Abaré e Tucano). Portanto dei início a este trabalho de incentivo ao esporte com a criação da Escolinha de Futebol Novos Talentos, no final da década de 90 (1998). 

Na época tinha acabado de aceitar o convite da então Secretária de Educação Municipal a Senhora Arlene Dantas, para assumir a direção do Colégio padre José Gumercindo Santos, localizado no (Matadouro), hoje denominado de Bairro Nova Esperança. Então passado alguns dias comecei a observar o comportamento dos alunos além da falta de estrutura de alguns, no  que se refere a comportamento, como também o acúmulo de: energia, a indisciplina e violência que se estabelecia em suas brincadeiras. Então percebendo esta problemática me coloquei a disposição para realizar atividades esportivas (futebol)  no turno oposto com os mesmos para diminuir esta carga de energia (indisciplina) e trabalhar a socialização dos mesmos, em um campo que tínhamos na margem da BR 116, sentido Euclides da Cunha, hoje esse campo não existe mais.

De lá para cá enfrentamos muitas dificuldades e perseguições (políticas), mas nunca desistir de realizar esse trabalho que pra mim tem muito valor. Pois enquanto mais jovem tive a oportunidade de trabalhar com alguns profissionais na área do esporte (Futebol) Mário Felipe Onça na Seleção de Tucano, André Catimba na Seleção de Euclides da Cunha 1997 e André Luiz ACAT Tucano. Então aprendi algo de bom com essas pessoas e procuro repassar esses ensinamentos para meus alunos. Além de me apegar na frase do saudosos Padre José Gumercindo: “Com as crianças se tenha muita caridade e delicadeza, muita energia e ordem, muito amor e carinho.” Tenho hoje mais de 50 anos.

Não recebo salário da prefeitura ou de outra entidade, também incentivamos os alunos a participarem de eventos religiosos e unir o útil ao agradável (esporte e religião). Poderemos proporcionar palestra curta com os jovens, acompanhamento no rendimento escolar, apresentação de vídeos, enfim, iremos ajudar nossos jovens na prática esportiva e serem no futuro cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres.

Então, diante dessa falta de interesse por parte da Administração Pública em colaborar com o trabalho social, estamos em busca de parcerias para atender melhor essas crianças e jobens: ESTAMOS PRECISANDO DE BOLAS, CONES, CORDAS, BAMBOLÊ, UNIFORME COMPLETO NOS TAMANHOS P e M. A empresa parceira pode colocar a logomarca da empresa no uniforme.








AMBAJOS: "Se o bairro é nosso, a luta também é."

You May Also Like

0 comments