#LeiAldirBlanc - Quadrilha Junina nas Escolas realiza Lives fortalecendo a cultura nordestina

by - sexta-feira, junho 04, 2021


O projeto, apoiado pelo Programa Aldir Blanc Bahia, fará encontros através de canal no YouTube

O projeto Quadrilha Junina nas Escolas: A Cultura Festiva das Juninas como enfrenamento à diversidade Atual realiza nos dia 05, 12 e 19 de junho, sempre aos sábados, às 18h30, três encontros formativos para explanação da cultura das quadrilhas juninas e apresentação da Quadrilha Junina Arraiá do Fole Baixo. Os encontros acontecerão de modo online através de Live no YouTube com transmissão ao vivo pelo canal (www.youtube.com/tvambajos). Quadrilha Junina nas Escolas é uma das propostas contempladas, na categoria Identidades, pelo Prêmio Emília Biancardi 2020, coordenado pelo CCPI e voltado para a preservação dos Bens Culturais Populares e identitários da Bahia.

A realização das lives tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a preservação da cultura nordestina, que une comunidades e familiares, além de fazê-los vivenciar um pouco do passado no momento presente e, consequentemente, despertar o desejo de formar novas Quadrilhas Juninas. Esses grupos serão organizados através de momentos culturais, por meio de relatos e apresentação da Quadrilha Junina Arraiá do Fole Baixo.

A cultura nordestina é diversa e multifacetada. Nela encontramos manifestações como as Quadrilhas Juninas – grupos que se apresentam valorizando elementos sociais, culturais e históricos dessa região do Brasil. Este projeto se propõe a ser um espaço de formação, socialização, valorização sobre a importância dessa expressão cultural que tem desaparecido dos festejos juninos. Ainda que em 2020, em decorrência do Covid – 19, não tenham acontecido apresentações e concursos, é preciso manter acesa a chama cultural das Quadrilhas Juninas, dentro do possível.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI, (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Após as apresentações, todos os registros em vídeos e fotos serão disponibilizados no site da AMBAJOS www.ambajos.com e nas redes sociais da Quadrilha Junina Araiá do Fole Baixo www.instagram.com/folebaixo e da AMBAJOS www.instagram.com/ambajos.

Quadrilha Junina Arraiá do Fole Baixo - A Quadrilha teve início em 2003, quando Edmilson Lima, conhecido popularmente como Pita (Atual animador da quadrilha), convidou os jovens do bairro para realizar algumas brincadeiras juninas durante o dia, na travessa Maria Rita, hoje rua Monteiro Lobato, e à noite apresentarem a Quadrilha Junina. Nascia assim a primeira edição do Arraiá do Fole Baixo e, com ele nascia também a Quadrilha Junina Arraiá do Fole Baixo.

Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) - Criado para efetivar ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o PABB visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da SecultBA, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do CCPI; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Fundação Pedro Calmon (FPC) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Serviço

O quê: Projeto Quadrilha nas Escolas

Quando:

05/06 (sábado), às 18h30: Live em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, alcançando toda a rede municipal de ensino (as escolas usarão o conteúdo da live para complementar a carga horária)

12/06 (sábado), às 18h30: Live em parceria com o Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (os professores usarão o conteúdo da live para trabalhar o “Tema Junino” com os alunos)

19/06 (sábado), às 18h30: Live em parceria com o Colégio Estadual Heraclides Martins de Andrade (os professores usarão o conteúdo da live para trabalhar o “Tema Junino” com os alunos)

Onde: Transmissão ao vivo no Canal www.youtube.com/tvambajos

You May Also Like

0 comments